A iniciativa do Sindicato visa ofertar as servidoras e servidores filiados um suporte profissional gratuito e de qualidade.
Em 2024, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (SINSJUSTO) dedicou-se à saúde mental dos servidores da justiça estadual, registrando 1.108 acompanhamentos psicológicos e 8 atendimentos domiciliares. Além disso, a campanha "Assédio Nunca Mais" foi levada a mais de 12 comarcas no estado. Nos últimos três anos, o total de acompanhamentos psicológicos realizados chegou a 2.610.
Os atendimentos são realizados pela psicóloga responsável, Rosenildes Dias de forma on line semanalmente e, se necessário, também de forma domiciliar. Nas sessões são abordados temas como estresse, ansiedade e depressão, relacionados ao ambiente de trabalho e às questões pessoais. Durante a terapia a profissional promove uma escuta ativa, com o intuito de compreender as necessidades dos trabalhadores ou aposentados, identificar possíveis transtornos ou desafios e fornecer encaminhamentos apropriados..
Os resultados desse trabalho são evidentes: no primeiro ano, com 20 horas semanais, foram realizados 520 atendimentos psicológicos e 4 domiciliares. No segundo ano, com a demanda crescente, a carga foi aumentada para 30 horas semanais, totalizando 982 atendimentos psicológicos, 2 domiciliares e 6 visitas às comarcas.
Para Maria das Dores, presidente do Sindicato, “quando iniciamos o projeto a nossa maior preocupação era dar condições para que as servidoras e os servidores pudessem ter um ponto de apoio e atenção à saúde mental. Sabíamos que precisávamos ter um olhar sensível à causa. Promover a saúde mental entre os trabalhadores e aposentados da Justiça é um passo fundamental na atenção e cuidado mental”.