Reunião com DIGEP trata de pauta importante de interesse da categoria

23/08/2023 07/09/2023 11:37 576 visualizações

Nesta terça-feira (22), a diretoria do SINSJUSTO, esteve reunida com a DIGEP – Diretoria de Gestão de Pessoas, no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, onde tratou de temas sensíveis e que demandam resolução por parte do TJ. Os dirigentes repassaram ao setor as principais queixas e demandas das servidoras e dos servidores. Entre os assuntos debatidos, estavam: o pagamento das substituições, férias em pecúnia, pagamento de plantões, concurso de remoção dos escrivães e oficiais de justiça, posse dos aprovados e o PAI. Participaram da reunião pelo sindicato: Maria das Dores, Socorro Fernandes e José Humberto.

As questões foram recebidas pela Diretoria, onde apontaram algumas medidas que já foram tomadas e esclareceram que outras serão analisadas e verificadas a possibilidade de resolução. Sobre o pagamento das substituições, a DIGEP pontuou que o pagamento está regular, à medida que chegam no setor. No entanto, somente o magistrado como ordenador de despesa pode assinar, não é possível delegar essa função ao servidor/secretario(a). 

Em relação às férias em pecúnia, o órgão pontuou que está regular e os requerimentos estão disponíveis no Egesp e são pagos na ordem cronológica dos pedidos. Quanto ao pagamento de plantões - devido inconsistência no sistema gerando prejuízo aos servidores, o pagamento foi suspenso e está em andamento a parametrização e em fase de testes já adiantado. 

Perguntando sobre o concurso de remoção de escrivães e oficiais de Justiça, a Diretoria pontuou que devido a última alteração na Lei 10, será necessário regulamentar por meio de resolução, inclusive a alteração da resolução da remoção deve ser adequada à nova lei. Ainda sobre o concurso público e a posse dos aprovados - foi sugerido pela comissão dos aprovados, a expedição de edital para manifestação sobre interesse na posse antes da nomeação.

O último ponto, não menos importante, citado pela diretoria tratou do PAI, o órgão pontuou que como o prazo já foi encerrado, foi solicitado o relatório a fim de se levantar os valores para que a presidência determine as providências para pagamento.

A diretoria reforçou na reunião a importância da manutenção do canal de comunicação do sindicato com o DIGEP para essas e outras pautas de interesse dos servidores e das servidoras. E reafirmou que seguirá buscando alternativas para sanar os problemas da categoria e os desafios que surgem no decorrer do trabalho, sobretudo, aqueles temas que impactam a vida de todas as servidoras e servidores.