Um dos objetivos da atividade consiste em debater pautas comuns da região e aproximar as servidoras e os servidores das lutas
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (SINSJUSTO) sediou, na última quinta (10), o VIII Encontro Regional Norte da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). A reunião foi realizada no auditório do Hotel 10, em Palmas-TO.
O objetivo principal do encontro é promover a troca de experiências entre as entidades, conhecer os problemas vivenciados por cada região e definir as próximas lutas comuns. Todas as dificuldades apresentadas pelas entidades serão levadas ao Conselho de Representantes da Fenajud, a ser realizado em Brasília, no mês de outubro.
Para além do fortalecimento e união entre os sindicatos e a Federação dos servidores do judiciário, está a importância da construção de eixos a serem debatidos em âmbito nacional, entre as entidades representativas.
Na primeira apresentação, a coordenadora da regional Norte e presidente do SINJUR (Rondônia), Gislaine Caldeira, oportunizou aos participantes exporem sobre sua visão do que é sindicato e cada um expôs sua concepção e, em seguida, a coordenadora apresentou uma breve contextualização do surgimento dos sindicatos, enfatizando a importância do fortalecimento das instituições sindicais por meio da formação política e agregação de valores.
Na sequência, a advogada Nayara Ayres, abriu a roda de conversa sobre a violência de gênero e a importância da participação feminina nos espaços de poder, onde demonstrou alguns dos obstáculos a serem superados para que as mulheres tenham uma maior representatividade política, em cargos de liderança, seja nos sindicatos ou nos partidos políticos.
Outra pauta relevante do encontro, amplamente discutida foi sobre o acolhimento dos trabalhadores e trabalhadoras que estão em condição de adoecimento psíquico no ambiente de trabalho. Neste sentido, a assistente social Vivian Reis e a psicóloga Rosenildes Dias apresentaram os procedimentos da atuação do Sinsjusto no acolhimento social e psicológico, juntamente a equipe multidisciplinar do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi); ainda sobre o tema, houve uma palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Wordney Carvalho.
E, antes de encerrar as atividades do dia, houve uma apresentação cultural pelo poeta e analista judiciário Orion Milhomem.
Estiveram presentes: o Sinjur-RO, Sindju-PA, Sinsjusto, Sintjam, além do Serjusmig, entidade de Minas Gerais que prestigiou o encontro.