SINSJUSTO completa 31 anos e é referendado como uma das entidades mais comprometidas com a luta do estado

17/03/2023 17/04/2023 11:40 465 visualizações

Neste aniversário a diretoria lembra a importância do sindicato para as conquistas da categoria e um pouco mais da história e do Sindicato dos Servidores da Justiça no Tocantins.

As trabalhadoras e os trabalhadores da justiça estadual do Tocantins tem muito o que comemorar hoje: é aniversário do SINSJUSTO, uma das entidades mais aguerridas e comprometidas com a luta na Unidade da Federação. São 31 anos de história, marcada por centenas de atos em defesa da categoria e por debates que centralizam o bem-estar social, funcional e trabalhista desses profissionais.

Assim como qualquer movimento de luta por direitos, o SINSJUSTO, antes idealizado pelo nome de Sindicato dos Servidores e Serventuários do Estado do Tocantins surgiu em fevereiro de 1992 num contexto da recente criação do Estado mais novo do Brasil, onde os trabalhadores tiveram seus salários reduzidos e direitos minados. E a assembleia que culminou na ideia da criação dessa instituição mostrou que as trabalhadoras e os trabalhadores que atuam no estado precisavam melhor se organizar e ter maior representatividade, fazendo com que no mês seguinte, no dia 17 de março de 1992, nascesse na Prefeitura Municipal de Araguaína-TO, o SINSJUSTO, que à época recebeu a sigla SSJT.

Hoje, a entidade elenca a primeira gestão majoritariamente feminina, onde está à frente Maria das Dores, a Presidente. Mas, para além dessa recente conquista, podemos nos recordar de tantas outras reivindicações atendidas até aqui, como a correção salarial de fevereiro de 1992, a luta para a criação do Plano de Cargos e Salários e a implantação do primeiro plano de saúde vinculado ao SINSJUSTO.

Com sua sede própria e estruturada em Palmas, os servidores do Poder Judiciário do Tocantins, estão (e estiveram) bem representados pelos presidentes do SINSJUSTO, os quais sempre primaram pelo diálogo e pelo bom relacionamento entre a classe (sindicalizados) e a presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), pois é pelo debate que se fortalece a democracia e se faz ouvir as vozes de quem precisa.

Maria das Dores, presidente da entidade, pontua que a data mostra a importância do Sindicato e de sua história. "Neste dia, estamos felizes em poder comemorar esta linda trajetória que se fez até aqui, com o anseio e o compromisso de continuar lutando pelas servidoras e servidores e pela justiça no nosso Estado. É um Sindicato comprometido com as causas internas, mas também com toda a defesa do serviço público de qualidade no estado. É uma honra presidir a entidade e buscar sempre mais conquistas para essa categoria tão especial para a sociedade.".

Parabéns, SINSJUSTO, pelos seus 31 anos!