Sinsjusto visita NAPsi e conhece estrutura de apoio e atendimento psicossocial de servidores

14/09/2022 15/11/2022 11:34 667 visualizações

Em tempos de prevenção ao suicídio, nada melhor que falar sobre o tema abertamente, quebrar tabus e ressaltar ações que possam auxiliar na saúde mental e evitar mortes. Em um mês tão emblemático como Setembro, onde vivenciamos diversas campanhas de valorização à vida, como o Setembro Amarelo, o Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins), por meio de sua diretoria, visitou o NAPsi (Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial) do TJTO (Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins) e conheceu toda a estrutura que é ofertada às servidoras e aos servidores do Órgão. 

A reunião aconteceu na última semana. A visita foi feita pela presidente do Sinsjusto, Maria das Dores, pela diretora de Assuntos Jurídicos, Socorro Fernandes  e pela assistente social que atua em defesa da saúde física e mental dos sindicalizados, pelo Sinsjusto, Vivian Viana. Participaram da reunião o psiquiatra Wordney Carvalho Camarço, as assistentes sociais Silvaneide Maria Tavares e Alana Barbosa Rodrigues e os psicólogos Janaína Rodrigues, Tássio Soares e Bárbara Khristine Álvares de M. C. Camargo.

Na oportunidade foram esclarecidos o âmbito de atuação dos profissionais do Núcleo e suas atribuições. Para a equipe do Núcleo, a visita do Sindicato foi avaliada como “muito positiva, produtiva, interativa e amistosa, onde pode ser ressaltada a sincronia e o alinhamento das ações estratégicas tanto da administração do TJ quanto do Sindicato no tocante à preocupação com a saúde, segurança e o bem estar dos trabalhadores”. 

Maria das Dores aponta que “o serviço ofertado pelo Tribunal é mais uma oportunidade de valorizarmos o que há de mais importante: a vida e nossos servidores. Precisamos reforçar essa estratégia porque sabemos da importância de se falar sobre saúde mental. Mais do que isso, é preciso fornecer ferramentas para que se aprimore e forneça condições para tal. O Sinsjusto parabeniza o TJTO pela atuação e informa que também conta com serviço de atendimento psicológico para a categoria, além do serviço de assistência social. Temos nos empenhado em disponibilizar meios para que as servidoras e os servidores se sintam cada vez mais acolhidos”.

O Núcleo se configura como mais uma unidade de saúde do TJTO para prestar atendimento, no âmbito da saúde mental, nas áreas de psicologia, serviço social e psiquiatria, a partir da procura espontânea e garantindo o devido sigilo e a privacidade das pessoas atendidas, bem como das informações e diagnósticos. A equipe técnica atualmente conta com quatro psicólogos, duas assistentes sociais e um psiquiatra e três servidores no apoio administrativo. 

Atendimentos

De acordo com a equipe do Núcleo, “Atendemos os magistrados e magistradas, servidores(as) efetivos(as), cedidos(as), comissionados(as), disponibilizados(as), e também estagiários(as) do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, seja da capital ou do interior. Como uma unidade ainda recente no Poder Judiciário, a equipe enfatizou que vem juntamente com o CECOM envidando esforços para a divulgação do Núcleo a todas as comarcas e a presidente do Sindicato, Maria das Dores, se prontificou também a auxiliar nessa empreitada, oportunidade em que recebeu folders informativos, providenciados pelo Tribunal, para serem distribuídos com essa finalidade”. 

Para se obter atendimento, nas modalidades presenciais e on-line, é necessário agendar os atendimentos com antecendência, por meio do telefones fixos (3901-9052 e 3901-9053), WhatsApp (3901-9052) e também presencialmente. O NAPsi funciona nas salas 2, 3 e 4 do Edifício Florença, que fica localizado no endereço: quadra 103 Norte, Rua NO-07, lote 44. 

O que é o NAPsi?

O NAPsi foi criado por meio da Resolução N. 27, de 24 de junho de 2020, com o objetivo primordial de atuar na prevenção e no manejo dos adoecimentos psicoemocionais de magistrados e servidores do Poder Judiciário tocantinense. 

O Núcleo está vinculado à presidência do TJTO e foi inspirado no Serviço Psicossocial Clínico do TJSP, uma unidade já bastante consolidada no Estado e que funciona desde 1995 na capital paulista e desde 2009 em outras nove cidades do Estado. 

Idealizado pelo excelentíssimo Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, então presidente e em consonância com a política nacional de saúde do CNJ, resolução 207/2015, o NAPsi foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal Pleno e teve o apoio incondicional da excelentíssima Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, como presidente do Comitê Gestor de Saúde Integral de magistrados e servidores do Poder Judiciário. 

Com informações do NAPsi