O projeto de lei com a proposta do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins para o pagamento da data-base dos(as) servidores(as), de 9%, foi aprovado nesta terça-feira (08) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO). Agora, o texto segue para a sanção do governador. A colocação em pauta só foi possível após intensa mobilização. O Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins), que esteve engajado na causa e buscou diálogo com todos os deputados e as deputadas estaduais, além do presidente da Casa, Antonio Andrade, buscou apresentar a todos os parlamentares a necessidade de recomposição salarial desde o último ano.
O trabalho de mobilização e convencimento foi intensificado nos últimos meses. E o Sinsjusto contou também com a parceria do Sindojus Tocantins, que esteve presente na Assembleia e marcou presença na reunião com o presidente da Assembleia, na última semana, onde apontaram a necessidade da aprovação do reajuste da categoria.
A Diretoria Colegiada do Sinsjusto acompanhou a votação de dentro do Plenário da Casa, junto a dezenas de servidores (as) que foram convocados (as) pela entidade. A categoria compareceu em peso e mostrou unidade ao acompanhar a votação presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários. A concentração teve início às 8h30, na entrada da Casa Legislativa.
Maria das Dores, presidente do Sindicato, aponta que “houve a convocação e foi prontamente atendida pelos trabalhadores e trabalhadoras do TJTO. É uma pauta muito importante, que merecia comprometimento e luta. Estamos satisfeitos com o resultado positivo e com a participação de tantos servidores e servidoras. Mas também queremos agradecer os deputados, especialmente o presidente da Casa e o líder do governo, Ivory de Lira, por sempre terem nos recebido e se disponibilizado a colocar nosso projeto em pauta. Agradecemos ainda todos aqueles que se manifestaram a favor da causa em Plenário.”
As lideranças sindicais seguirão acompanhando o trâmite até que seja sancionada pelo governador do estado, o que deverá ocorrer nos próximos dias.