O Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins) tem buscado cada vez mais a integração entre a entidade e os servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). E nesta última semana foi a vez dos trabalhadores e trabalhadoras de Araguatins e Augustinópolis receberem a Diretoria da entidade para debater diversos assuntos e eleger seus delegados de base, os encontros foram realizados na quinta (17) e sexta (18).
Estiveram presentes nas visitas a presidente da entidade, Maria das Dores, a diretora de assuntos jurídicos, Socorro de Freitas, além do Dr. Luis Otávio Fraz e Luka Fraz, ambos da assessoria jurídica do Sindicato.
Na oportunidade, as dirigentes apresentaram a atual diretoria, ouviram as demandas dos setores e fizeram um relato dos últimos atos da gestão no semestre passado. A Diretoria também comentou sobre o processo de mobilização e o resultado da campanha em defesa da data-base, além disso elegeram os delegados sindicais nessas comarcas - figuras imprescindíveis para a organização nos locais de trabalho.
A assessoria jurídica também apresentou os desdobramentos do andamento do PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada), URV (Unidade Real de Valor) e auxílio saúde. Sobre isso Maria do Socorro disse que, “A atuação jurídica do Sinsjusto, que conta com excelentes profissionais, tem sido intensa em busca de novas conquistas para a categoria de todo o estado. Também temos buscado diálogo com outros poderes e autoridades para solucionar demandas antigas. Durante as visitas tudo isso foi exposto, apresentamos o andamento dos processos que mais interessam a categoria e os próximos passos de cada um deles”, frisou.
Em relação as visitas, Maria, aponta que “A recepção foi muito boa. A Diretoria do Sinsjusto se sentiu acolhida. E nestas visitas passamos as informações dos primeiros 6 meses de gestão, esclarecemos todas as dúvidas e elegemos delegados e vice-delegados. Nossa intenção é visitar mais comarcas ainda no primeiro semestre de 2022”.
Delegados sindicais
As comarcas realizaram a eleição dos sindicatos de base, que são responsáveis por: representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato; encaminhar reivindicações específicas; acompanhar o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária; promover o diálogo entre os funcionários públicos para apresentar críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, bem como conciliar conflitos individuais.
Na comarca de Araguatins o delegado eleito foi Pedro Alcântara, oficial de justiça, que passa a exercer a função na comarca. O vice é Eduardo Antonio. Participaram da reunião também a diretora de patrimônio do Sindicato, Alzenira Queiroz e o membro presidente do Conselho Fiscal, Arthur Emílio.
Já na comarca de Augustinópolis, os representantes eleitos foram: Ricardo Lima Amorim e Raimunda da Silva Pereira, como vice.
“Em todas as unidades visitadas falamos da importância da figura do delegado. Ele é o canal de comunicação entre o sindicato e os servidores e servidoras. Colhe as demandas, dificuldades etc e repassa ao sindicato, assim como leva aos servidores as informações trazidas do sindicato. É uma figura extremamente importante para todos”, disse Maria das Dores.
O Sindicato irá divulgar nas próximas semanas o calendário de visitas às comarcas do estado. As informações serão divulgadas nos canais oficiais da entidade, como site e redes sociais.