Sinsjusto participa de reuniões nacionais com vistas a fortalecer o cenário local para categoria

23/11/2022 17/01/2023 13:49 485 visualizações

Neste mês a entidade esteve no Conselho de Representantes, no I Seminário Internacional e no I Encontro de Advogados da Fenajud onde foram debatidos a conjuntura nacional, a necessidade de reorganização sindical e a atuação jurídica técnica dos sindicatos, na defesa dos servidores e servidoras.

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (SINSJUSTO) tem atuado em defesa da categoria em âmbito estadual e nacional, tanto que a entidade sindical participou de três atividades que visam o fortalecimento da luta em defesa dos direitos da categoria e do serviço público, durante este mês. Entre as reuniões estão: o Conselho de Representantes, o I Seminário Internacional, realizados em Foz do Iguaçu, e o I Encontro de Advogados e Advogadas, ocorrido no Rio de Janeiro. 

As atividades foram promovidas pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados e contou com a presença de especialistas e dirigentes sindicais de diferentes organismos nacionais e internacionais. Pelo Sinsjusto participaram as dirigentes Maria das Dores e Alzenira Queiroz; e Maria do Socorro Fernandes, respectivamente. 

Para Maria das Dores, “As reuniões são momentos importantes no âmbito do sindicalismo, pois nos permite conhecer a realidade de diferentes estados, estarmos integrados aos debates nacionais, até mesmo para compreendermos a melhor forma de atuação no cenário local. Tivemos debates engrandecedores com a participação de especialistas, inclusive internacionais, que nos norteiam quanto às discussões do que podemos fazer e como atuar para alcançar os nossos objetivos. É uma rede de construção importante para o Tocantins”, pontuou. 

Maria do Socorro, que é diretora jurídica do Sinsjusto, esteve no I Encontro de Advogadas e Advogados, no Rio de Janeiro, acompanhada do assessor jurídico do grupo Fraz Advocacia. Ela ressalta que “houve momentos de debates e interações interessantíssimas para toda a categoria. Apresentaram teses jurídicas dos servidores, debate sobre desvio de função e processo administrativo disciplinar. Foram discutidos exatamente pontos técnicos de atuação nos tribunais e isso são experiências que poderemos levar para a vida e para a atuação sindical. Conhecimento é sempre importante.”, disse.