A presidente do Sinsjusto, Maria das Dores; a diretora de Finanças, Hérika Honorato; a diretora Social, Jocyleia Falcão e a delegada sindical e servidora da base, Neuma Rocha, participam do Encontro Nacional de Lideranças Sindicais da Fenajud contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa, em Recife (PE), nos dias 3 e 4 de novembro. A atividade, organizada pela Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) e pelo Sindjud-PE, acontece paralelamente ao 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça e visa debater a ‘reforma’ administrativa no âmbito do Poder Judiciário.
O encontro aconteceu de forma emergencial devido a inclusão da PEC 32/2020 na pauta da atividade da magistratura. Os participantes receberam o Deputado Federal Fernando Monteiro, presidente da Comissão Especial designada para tratar, de maneira preliminar, a matéria no âmbito da Câmara Federal.
Na tarde de ontem (03/11), as dirigentes e as entidades de base da Fenajud acompanharam a palestra sobre Neoliberalismo e o ataque ao serviço público: a PEC 32/2020 e outras ofensivas. Os participantes também acompanharam a apresentação de um balanço da luta encampada contra a proposta em Brasília. Hoje aconteceu um ato de rua contra a PEC e mais uma rodada de debates no período da tarde.
A presidente do Sindicato avaliou de forma positiva a atividade. “Acompanhamos o Encontro de Lideranças em Recife para entender melhor sobre os prejuízos da PEC 32. Houveram esclarecimentos sobre os efeitos da Reforma Administrativa. É muito importante que nós, como entidades representativas, estejamos integradas a esses debates, pois é importante defender a categoria, seus direitos e o serviço público. Foi muito esclarecedor. Muitas dúvidas foram sanadas, por meio do levantamento histórico e de conjuntura realizado no local.”, disse Maria das Dores.
A dirigente conta ainda que, “um dos momentos mais marcantes foi a apresentação do estudo sobre o serviço público no Brasil, feita pelo dirigente do Sinsjusc, Neto Puerta. Logo no início fomos questionados sobre que tipo de sociedade nós queremos. A apresentação, rica em detalhes, apresenta um panorama do serviço público e a relação entre a administração pública e a atividade ecônomica”, disse Maria das Dores.
“Além disso, discutimos a conjuntura, o panorama da PEC 32 e das lutas que vêm sendo encampadas em Brasília. Os presentes concluíram a atividade com a Carta de Recife, que cita detalhadamente os prejuízos da reforma no Poder Judiciário”, conclui a dirigente.
Jocyleia enfatizou que, "O ato contra a PEC 32 desta quinta (04), em Recife, mostrou que a união das entidades sindicais é o meio sólido de fortalecer ainda mais a luta contra o desarranjo que essa proposta visa: que é o de desmonte do serviço público. Não podemos permitir a desconstrução do Estado; não podemos permitir, nem aceitar que a sociedade mais vulnerável seja prejudicada mais ainda. Nossa luta não é pela manutenção dos "nossos direitos", mas pelos direitos de milhões de brasileiros, que vivem às margens, e que dependem exclusivamente dos serviços públicos".
Mobilização
O Sinsjusto tem participado de atividades na defesa dos serviços públicos e contra a reforma administrativa, também tem estimulado a participação da base nas mobilizações, bem como nas ações propostas nas redes sociais.
11 de Dezembro de 2024 às 13:24